quinta-feira, 19 de maio de 2011

Morre zagueiro Sergipano que sofreu sete paradas cardiorrespiratórias


O zagueiro Edu Matos, que defendia o Araripina-PE e estava afastado do futebol desde o início do ano passado, quando sofreu sete paradas cardiorrespitarórias, a primeira delas em campo, morreu aos 24 anos nessa quarta-feira, por volta das 16h, em Maruim, cidade natal dele, no interior de Sergipe, a 30km da capital Aracaju. A tragédia ocorreu no dia 27 de janeiro de 2010, em um jogo contra o Porto, pelo Campeonato Pernambucano.

O enterro de Edu Matos será realizado na manhã desta quinta-feira, em Maruim. O jogador faleceu em decorrência de seu quadro - vivia há cerca de um ano em estado vegetativo. Ele iniciou a carreira no Maruinense-SE e ainda passou pelo Pirambu-SE antes de chegar ao Araripina-PE.

Edu Matos sofreu uma parada cardiorrespitarória no dia 27 de janeiro de 2010, durante a partida entre Araripina e Porto, em Caruaru, ainda no gramado do Estádio Lacerdão, pelo Pernambucano. O jogador foi levado de ambulância às pressas para uma Centro de Emergência da cidade, e ainda sofreria mais seis paradas nas 24 horas seguintes. Os médicos conseguiram mantê-lo vivo, mas, devido à falta de oxigenação ocasionada por cada parada cardiorrespiratória, ele sofreu sérios danos que o levaram ao estado vegetativo.

Depois de dois meses internado em uma UTI em Recife, Edu foi transferido, já em estado vegetativo, para Maruim, onde ficava aos cuidados da família. Segundo familiares, ele nunca mais falou com ninguém após as paradas cardíacas.

O zagueiro era submetido a sessões de fisioterapia cinco vezes por semana, para combater o atrofiamento dos músculos. De acordo com a mãe de Edu, Acássia Maria Matos, os gastos com com o jogador chegavam a R$ 3 mil por mês. A família recebia ajuda de custo da Prefeitura e de alguns moradores de Maruim, que tem cerca de 18 mil habitantes.

- Pela situação dele, nós já esperávamos por isso. É muito triste, mas Deus sempre recompensa os esforços de cada um - disse a mãe de Edu Matos.

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário